Nokia e CPQD exploram potencial do 5G em parceria de Open RAN

Nokia e CPQD exploram potencial do 5G em parceria de Open RAN

• Parceria vai desenvolver casos de uso inovadores em 5G, ao explorar as possibilidades de controle inteligente de redes de acesso (Radio Intelligent Controller, RIC), no âmbito de Open RAN
  • Cidades inteligentes, Indústria 4.0 e acesso fixo sem fio (Fixed Wireless Access, FWA) estão entre os casos de uso previstos no escopo da parceria

8 de fevereiro de 2021

Espoo, Finlândia – A Nokia anunciou, hoje, parceria com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) do Brasil, para desenvolver aplicativos e soluções de Open RAN (O-RAN)  para controle inteligente de redes de acesso (Radio Intelligent Controller, RIC)

A parceria terá por foco o desenvolvimento de casos de uso em 5G, como acesso fixo sem fio (Fixed Wireless Access, FWA), cidades inteligentes, Internet das Coisas para Indústria 4.0 e redes de missão crítica, customizados para o mercado brasileiro e em colaboração com as operadoras móveis clientes da Nokia no Brasil.

A partir da solução da Service Enablement Platform (SEP), da Nokia, que combina os recursos do RIC a uma computação de borda de multiacesso (Multi-access edge computing, MEC), a parceria foi projetada para criar casos de uso inovadores para a borda da rede, viabilizados pela solução otimizada e aberta da Nokia, AirFrame, para o servidor de borda, de modo que o CPQD possa explorar o potencial do 5G em oferecer um desempenho de rede superior, com segurança, menor consumo de energia e maior confiabilidade.

A solução SEP, da Nokia, habilita o desevolvimento de casos de uso inovadores mais perto da RAN. É executada no data center e pode compartilhar infraestrutura com Cloud RAN ou com outras funções virtualizadas de rede, por usar recursos abertos de API para tornar possível um ambiente de nuvem edge ágil e dinâmico, para um processo de inovação seguro com o ecossistema e seus participantes. A solução AirFrame, da Nokia, oferece infraestrutura de nuvem segura e de alta performance para ambientes internos e  externos.

RIC é uma tecnologia virtualizada de otimização em 5G que adiciona programabilidade ao RAN e torna possível o desenvolvimento de Inteligência Artificial  e Aprendizado de Máquina, bem como novos serviços. Tambem fornece uma estrutura para implementação de aplicativos provenientes de várias fontes. A plataforma RIC fornece funções e interfaces que aumentam as possibilidades de otimização, automação e permitem implementações de serviço mais rápidas e flexíveis.

Fundado em 1976, o CPQD é uma das maiores instituições independentes de pesquisa e desenvolvimento na área de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) do Brasil. Sua missão é aumentar a competitividade tecnológica do país e contribuir para elevar a inclusão digital da sociedade. É o primeiro centro de pesquisa da América Latina a trabalhar em aplicativos para a plataforma RIC.

Frederico Nava, Diretor de Soluções Tecnológicas e Consultoria do CPQD, disse: “Esta é uma colaboração importante, que ajudará a moldar o futuro das redes 5G no Brasil. Desejamos manter parceria frutífera e bem-sucedida com a Nokia e estamos ansiosos para apresentar ao mercado uma variedade de casos de uso inovadores que tenham por base o 5G”.

Ari Kynäslahti, Chefe de Tecnologia e Estratégia da Nokia Mobile Networks, comentou: “Essa importante parceria irá explorar o potencial para casos de uso 5G inovadores, que terão valor no mundo real no Brasil em uma gama de áreas como cidades inteligentes e acesos fixo sem fio. Nosso RAN Intelligent Controller terá um papel crítico nessa pesquisa e vai ajudar a explorar e testar casos que colocarão o Brasil na vanguarda da era 5G”.

Recursos:

Página da Web: Open RAN

Página web: Nokia AirFrame

Sobre a Nokia
Criamos as redes críticas e tecnologias capazes de reunir a inteligência do mundo em empresas, cidades, cadeias de suprimento e sociedades.

A partir de nosso compromisso com inovação e liderança tecnológica e impulsionados pelos renomados Nokia Bell Labs,  oferecemos redes na vanguarda da ciência de tecnologias móveis, infraestrutura, nuvem e tecnologias habilitadoras.

Aderentes aos mais altos padrões de integridade e segurança, contribuímos para o desenvolvimento das capacidades necessárias para um mundo mais produtivo, sustentável e inclusivo.

Para acessar nossas últimas notícias, visite-nos em http://nokia.com e siga-nos em nossa conta de Twitter @nokia.

Imprensa:

Lygia Torelli